Quantos rolos preciso
Para calcular os rolos de papel de parede que necessita é muito importante ter em conta a repetição do padrão no papel (rapport). Caso o papel que escolheu seja liso, o padrão de repetição será 0cms, porém se há um padrão a repetição pode ser variada, mas o mais comum é de 53cms (a informação sobre o padrão de repetição está disponível nos detalhes de cada papel que apresentamos no nosso site).
Calcular para um papel liso (sem padrão de repetição)
- Deve começar por medir a altura da parede pela parte mais alta (adicione sempre 5cm para cima e para baixo) e a largura para obter a área.
- Com a área calculada deve fazer o mesmo para a área do rolo e dividir a área a aplicar por área de rolo.
Exemplo:
Parede – 2.60m(Altura) x 5m(largura)= 13m2
Rolo – 10,05m (altura) x 0.53m (largura)=5.33m2
Quantidade de rolos = 13m2 : 5.33m2 = 2,44 rolos – terá de arredondar para cima sempre, para não haver falta de papel, assim sendo 3 rolos.
Calcular para papel com padrão
Em primeiro lugar é importante definir o que é o padrão de repetição ou vulgo “Rapport”:
O rapport determina o comprimento do papel de parede (que tem de ser cortado para combinar o padrão do papel durante a colagem) que tem de considerar ao calcular o número de rolos.
Tendo esta informação clara, avançamos para os cálculos:
- Saber a altura (ex: 2,52m) e largura (ex: 2,48m) da parede/superfície.
- Dividir a largura da parede por a largura do rolo para encontrar as tiras a aplicar – (ex: 2,84 : 0,53 = 5,35 – 6 tiras a utilizar).
- Adicionar à altura o rapport, já referido (ex: 2,52 + 0,53 = 3,05)
- Multiplicar a altura com rapport pelo numero de tiras que identificou no ponto 2 (ex: 3,05 x 6 = 18,3)
- Por último, dividir o valor do ponto 4 pelo comprimento do rolo de papel (ex: 18,3 : 10 = 1,83 – Necessita de 2 rolos)
Nota: Caso o espaço a empapelar tenha zonas onde não vai colocar papel, como portas janelas, aconselhamos a não descontar para não correr o risco de faltar papel.
Para mais informações, conferir vídeo abaixo: